Conheci a Congregação Mariana (CM) no segundo semestre de 2021 em um vídeo do Padre Renato Leite no seu canal do YouTube, logo a ansiedade tomou conta e pesquisando como participar... Nesse ponto a Rede Mundial de Computadores foi de muita utilidade e cheguei até um congregado mariano que me passou a URL do Manual do Congregado e disse que eu podia estudar. Perguntei sobre o manual físico e ele informou que na comunidade que eu fazia parte vendia na secretaria e coincidentemente a paróquia tinha uma CM.
Na mesma semana fui até a secretaria, as secretárias já me conheciam, deixei os meus contatos naquele mesmo ano (2021). Só em abril de 2022 recebi o contato desta CM e coicidentemente ou não, a primeira reunião que participei foi no dia do meu aniversário 24/04/2022. Fiquei emocionada, melhor presente de aniversário daquele ano. Perguntei sobre o manual físico, pois na secretaria não havia disponível e a presidente da federação, federão, não da CM em questão disse que haveria formação e que eu receberia o meu exemplar, assim como a fita de noviço na consagração.
As reuniões eram mensais, estava indo todos os meses. Como em julho ainda não haviam me entregado o manual físico e eu estava com dificuldade para seguir o manual online, tomei a iniciativa própria de adquirir o manual do sítio da web que o CM que havia me passado o link do online. Guardei até a data que o manual físico chegou em casa, 03/08/2022, uma quinta-feira. Aproveitei para levar na reunião de agosto da CM da paróquia que participava. O presidente da CM estava afastado pela sua saúde frágil e a presidente da federação me disse, quando eu o mostrei, que aquele manual não era mais usado, era antigo e tinha uma nova versão mais atual que iria me dar.
Aquela frase foi um banho de água fria e me deixou bem triste e desmotivada. Pedi direcionamento a Deus e comecei a meditar sobre o que estava acontecendo. Como um CM me passa um link para adquirir o físico e estava disponível para venda e esse não ter mais validade? Depois de alguns dias comecei a ler e para a minha surpresa o manual que chegou não tinha a marcação das páginas, mas pelo menos tinha um índice remissivo, tinha de folhear página por página para encontrar os textos do sumário. Marquei as principais páginas com aquelas tags e coloquei número nas páginas que já estava seguindo (oração da manhã, oração da noite, terço e comunhão). Mas o principal está bem nas primeiras páginas, obrigação do dia, da semana, do mês e do ano. Pensei comigo, ótimo!!!!
Lendo o manual aprendi que todas as noites devemos fazer o exame de consciência, rezar o ato de contrição, pois não sabemos se vamos acordar no dia seguinte sem a contrição. Pensei comigo, como nunca aprendi numa catequese isso antes?
Nessa época eu ainda era vaidosa e inocente, publicava muitas fotos minhas nas redes sociais, até vídeos, pensando em fazer amizades online. Até consegui algumas amizades, mas nada tão profundo.
Em outubro de 2022 passei por uma tribulação muito grande e ainda era época das eleições presidenciais, um pedido que havia feito a santo Antônio naquele mesmo ano foi atendido. Todos os dias ouvia reclamações e defeitos do que eu fazia ou tinha feito em minha família. Fiquei bem apreensiva e pessoas envolvidas em um negócio financeiro querendo tomar vantagem em cima.
Fiquei impedida de sair de casa, de usar celular, computador e até tentaram me internar, me proibir de rezar o santo terço (rezava escondida a noite). Nessa época eu rebatia muito esses fatos e ocorrências. A médica que me atendia me receitou muitos medicamentos que me deixavam dopada. Mas eu continuei seguindo o manual ou tentando, conforme minhas condições permitiam.
Como não estava permitida sair de casa pela médica, não fui votar (graças a Deus) e infelizmente não pude ir na reunião da CM. Havia um grupo na rede social do WhatsApp e a presidente da federação agradeceu que todos estavam presentes naquele dia, que foi um dia muito importante.
Aquilo me deixou incomodada, não sentiram a minha falta e nem precisavam sentir pela minha insignificância, mas naqueles tempos isso me deixava indiginada e respondi: como assim todos? Eu não estava. A presidente da federação tentou consertar o que disse e comentou que não apenas eu não havia conseguido, mas outro CM que era uma pessoa muito disponível nas atividades até aquela data. Ela tentou consertar mas em nenhum momento quis sair como errada. Comentei que estava há 6 meses, nem manual e nem formação tive, disseram que o manual que tinha era antigo que não usava mais, mas que eu estava usando e ia ficar com aquele mesmo, pois estava sendo muito útil para minha vida cristã.
Ela não gostou e disse mais algumas coisas e eu resolvi sair do grupo da rede social para não pecar mais e minha vida já estava muito difícil em casa.
Em novembro voltei a poder sair de casa e ir as Missas, não fui na reunião da CM pois não sabia se ia ter e que dia seria. Em dezembro mudei de cidade e vi que lá tinha uma CM, deixei o meu contato em dezembro mesmo para entrarem em contato. Comecei a participar em março de 2023 (data que entraram em contato). As pessoas dessa CM eram muito animadas e receptivas, a presidente um amor de pessoa. Muito acolhedora, disse que eu podia seguir o manual e que ia me entregar a nova regra de vida. Em maio de 2023 teria o encontro geral da federação, claro que eu fui. Participamos da Santa Missa, posteriomente fomos para um auditório e no palco colocaram todas as bandeiras das CM's da federação. Eu vi uma bandeira com nome diocesce Santo Amaro, na saída fui procurar para ver se os CM's de onde o Padre Renato participava estavam e não os encontrei. Nesse encontro aproveitei que encontrei a presidente e fui lá pedir desculpas por ter sido dura com ela no grupo. Ela não demonstrou nenhum tipo de arrependimenot pelo que ela fez, não sei se deveria ou deve, e que o que eu tinha feito não era atitude de CM. Eu pedi desculpas a ela mais uma vez e sai de perto. Afinal, ela é uma autoridade na CM, quem sou eu para dizer o que ela tem ou deixar de fazer algo. Eu era apenas ouvinte.
Um padre exorcista que estava em contato por e-mail me disse para levar uma vida cristã, perseverar e me santificar. Ele falou como se fosse a coisa mais simples do mundo, não mostrando nada a ser seguido. Não indicou sequer algum catecismo ou livro, mas tudo bem. O manual do congregado mariano tem tudo o que preciso para levar essa vida cristã, o resto, como os adjetivos perjorativos no meio da associação CM, deixo. Não sou nada mesmo, é bom ser um nada.
No ano de 2024 eu finalizei o preenchimento das marcações das páginas e fui excluída da CM que queria participar por falar demais de novo. Disseram que eu não tinha o perfil, perguntei qual era esse perfil e não me esclareceram. Esssa CM, não era da paróquia que participo, pois aqui eles não seguem nem a versão do manual que tenho e nem a nova.
Mas as coisas não fazem sentido ainda, fiz tudo o que padres indicam como por exemplo não ir com calma com as coisas de Deus para não abusar da Misericórdia Divina . Eu sei que Deus tem um propósito maior e eu não desisti de entrar na CM, estou aguardando a providência divina.
Eu peço a Deus todos os dias para me mostrar que caminho devo seguir, porque as coisas terrenas são vaidades, mas não as coisas de Deus, quem deve mudar sou eu e não os outros.
Por enquanto encontrei outro manual, o do apostolado da oração, onde o congregado mariano reza nas orações diárias, também pelas intenções do apostolado da oração. Comecei a estudar esse novo manual. Venho dizer sobre ele em outra publicação.
Salve Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja gentil e educado(a).