quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Escolhas

Num determinado dia numa quase paralisia do sono conversava com uma voz feminina que me dizia coisas maravilhosas, eu ficava encantada e sentia uma consolação muito grande em minha alma com aquelas palavras. A única coisa que me lembro é que essa voz tinha um carinho muito grande pelos padres e que na educação do meu filho, eu devia apenas me preocupar em ensinar ele a fazer escolhas. A voz não me disse como e nem por onde começar. Me pareceu um excelente conselho, porque nunca ninguém me ensinou a fazer tal. Mas tudo bem, isso não vem ao caso. Talvez tenham tentado me ensinar, mas não dei importância e não me lembro.

A primeira coisa que me veio em mente foi o livro dos exercícios espirituais de santo Inácio, o único livro que conhecia que tratava de como fazer uma escolha. É um método de meditação, para fazer resoluções e reforma de vida. Mas o método de eleição de santo Inácio para fazer uma boa escolha, é referente a grandes decisões na vida de uma pessoa. Não é no cotidiano. 

Tenho tentado saber como fazer escolhas no cotidiano e para isso levei a pesar como surge uma escolha na vida de uma pessoa?

Ao meu ver, a escolha na vida de uma pessoa surge de um pensamento que pode ser uma ideia na mente ou durante o decorrer de um raciocínio. Alguns pensamentos podem ser aleatórios, induzidos por fatores externos, ou ainda, lembrança de um acontecimento anterior na vida da pessoa.


O primeiro ato é da pessoa abandonar o pensamento e a ideia, que também leva a uma escolha, a de alimentar a ideia ou não. Depois durante o pensamento a escolha que a pessoa faz pode levar a ela agir. Neste caso, o primeiro passo para essa segunda escolha é fazer ou não fazer. O primeiro é continuar no desenvolvimento da ideia/pensamento ou não.


Escolhas que levam a ações, geram consequências e podem interferir no que ocorrerá no futuro da pessoa ou também de outras pessoas ou ainda no ambiente. Na escolha de pensamento/ideia, a única consequência é somente com a própria pessoa. 


Uma escolha não pode ser desfeita, então entra o conceito de responsabilidade por cada decisão feita. Uma escolha onde a pessoa atende um pedido ou uma ordem pode ser visto como um possível melhor caminho, desde que, essa ação não atinja um dos objetivos de excessos, paixões, ou seja, pecados. As melhores escolhas são as que podem partir de virtudes, ou que levam a tais.

A vida pode ser vista como um jogo, nesse caso, mas o único rival que se deve ter em mente é o própria vida.

 

Vamos a alguns exemplos:

Quando uma pessoa quer superar outra em algo, deixa de ter a virtude da humildade, e isso não seria uma boa escolha. A escolha deve gerar somente frutos bons e um deles é o exemplo, uma pessoa que quer superar outros, sem examinar os próprios defeitos e conserta-los, não parece ser um bom exemplo de vida. Ser convidado a estar próximo aos primeiros, parece ser melhor exemplo que a pessoa querer ser o primeiro em algo. Decidir ser o primeiro e superar outras pessoas geram consequências, exemplo, não se sabe se irão usar o que foi feito para um bem mesmo e a pessoa só está pensando em um dos objetivos. Ser primeiro em algo, é querer superar todos os outros que já existiram ou os que estão próximos dele. Isso pode causar inveja em outras pessoas, que pode ser visto como um excesso ou paixão, pois não é só quem tem inveja que está errado, mas aquele que quer ser destacado dos demais também. Querer se destacar que os demais é um excesso, o ideal é buscar um equilíbrio. 

Um outro caso, as vezes o silêncio ou desistir de resolver um problema, que aparenta resolver problemas que poderiam salvar milhares de vidas, na realidade a possibilidade de poder salvar e matar estariam próximos. Do mesmo modo que um bisturi faz cortes precisos para uma cirurgia e salvar uma vida, ele pode ser usado em poucos segundos para cortar uma parte fatal do corpo para ocasionar a morte. Vemos que o dono da solução do problema teria o controle de onde seu trabalho seria utilizado? O conhecimento que a pessoa tem é a régua que será utilizada no juízo de sua própria consciência. A consciência tranquila vale mais a pena ou resolver o problema de milhares de vida?

Voltemos ao pensamento da escolha de pensar ou não determinada ideias. Talvez quem não queira alimentar muitas ideias em sua mente façam boas escolhas, mas para isso a mente não para e a pessoa deveria alimentar os seus pensamentos com coisas já conhecidas e não ter novas ideias, mas sim superando o entendimento do que já se sabe e vendo que se as escolhas passadas foram boas ou não, assim pode decidir se continuará com aquela ideia/pensamento. Vamos um exemplo, a pessoa que repete a mesma oração todos os dias, essa oração pode se referir a acontecimentos de virtudes de sua vida ou de outro ser. A cada dia ela não precisou fazer uma nova escolha de pensamento 💭, pois está repetindo algo e aprimorando a ideia ou pensamento. Novos pensamentos podem ser a porta para possíveis novos problemas mais graves ou resoluções, fazer o que já se conhece é mais garantido que algo novo. E a porta para novos pensamentos é a decisão de alimentar ou não determinada ideia que surge em sua mente. 


Esse pensamento das orações que a pessoa escolheu repetir, não é novo e a consequência que se pode vir depois já foi estudada ou vivenciada, mas de maneira aprimorada.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Filme - Lady Vingança (Simpathy for Lady Vengeance)

Este filme é sobre uma jovem de 19 anos, chamada Lee Geum, que participou como cúmplice de um assassinato. Ela foi presa pelo crime que cometeu e na prisão alimenta o desejo de vingança contra o parceiro do crime. No filme aparenta que ela foi enganada. Com essa revolta dentro de si, consegue atingir uma "paz" fazendo orações. Com essa "paz", os planos de sua vingança, ficam cada vez mais elaborados. O filme mostra que, mesmo ela solta da prisão e com uma filha jovem para criar, não esquece a vingança e fica obcecada.

Trailler do Filme no YouTube:



Dados do filme:
Idioma original: Coreano
Suspense
115 minutos
Ano 2006 - Coréia do Sul
Vencedor do Festival de Veneza - Prêmio Cinem Avvenire (Melhor Filme) Pequeno Leão de Ouro

Die With You (tradução) - Blutengel

Foto tirada da TV do filme Lady Vingança na parte em que a atora principal abraça uma pessoa e diz: Rezar é como fazer uma faxina. Nessa cena existe um brilho no rosto da atora, como se ela fosse iluminada.




Você faz tudo pra mim
Me protege das sombras
Você me segura quando eu estou caindo
Caça todos os meus sonhos maus

Na primeira estrofe podemos entender que a pessoa está se referindo a Deus, pois Ele é único que pode fazer tudo por uma pessoa, protegendo das sombras da ignorância (fragilidade humana). Deus segura quando a pessoa está caindo no pecado e em sonhos maus

Você me ouve quando eu estou te chamando
Leva embora minhas lágrimas
Meu sangue está envenenado, minha alma está doendo
Eu morrerei por você mais uma vez

Quando uma pessoa está se sentindo sozinha, o único que ouve o seus gritos é Deus e somente Ele pode consolar e levar as lágrimas dessa pessoa embora. O sangue dos seres humanos está envenenado pelos pecados que causam dor na alma. E esta pessoa na música se oferece morrer por Deus.


Mas uma vez você me machucou e eu não consigo esquecer a dor
As lâminas dentro da minha alma
Dentro da minha alma

Nesse trecho a pessoa pensa que Deus a machuca e ela não consegue esquecer a dor, mas o machucado está dentro da alma da pessoa, causada pelo pecado que a corta como lâminas.

Eu tentei te esquecer
Eu tentei te amar
Mas eu sempre te machuco
Eu não posso te esquecer
Eu tenho medo de tocá-la
E eu sempre te vejo chorar

No desespero a pessoa tenta esquecer Deus e se revoltar contra Ele dizendo que tentou amá-Lo, mas percebe que sempre machuca Deus com os seus pecados. Logo em seguida ela percebe que não pode esquecer Deus e tem medo de tocá-lo por que seus pecados fazem Deus chorar


Eu tentei te esquecer
Eu tentei te amar
Mas eu sempre te machuco
Eu não posso te esquecer
Eu tenho medo de tocá-la
E eu sempre te vejo chorar

Você faz tudo pra mim
Me protege das sombras
Você me segura quando eu estou caindo
Caça todos os meus sonhos maus

Você me ouve quando eu estou te chamando
Leva embora minhas lágrimas
Meu sangue é envenenado, minha alma está doendo
Eu morrerei por você mais uma vez

Mas uma vez você me machucou e eu não consigo esquecer a dor
As lâminas dentro da minha alma
Dentro da minha alma

Eu tentei te esquecer
Eu tentei te amar
Mas eu sempre te machuco
Eu não posso te esquecer
Eu tenho medo de tocá-lo
E eu sempre te vejo chorar

Deixe-me morrer, deixe-me morrer, deixe-me morrer com você

E eu queria poder morrer com você novamente
E eu queria poder morrer em seus braços novamente
Eu quero morrer com você ...


Ouça essa música gratuitamente no YouTube:

domingo, 15 de setembro de 2024

Holding out for a Hero - Bonnie Tyler (Tradução)

Para onde foram todos homens bons
E onde estão todos os deuses?
Onde está o Hércules das ruas
Para combater os desafios crescentes?
Será que não tem um cavaleiro branco sobre cavalo de fogo?
Tarde da noite, eu rolo na cama e sonho com o que anseio

Preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até o fim da noite
Ele tem que ser forte
E ele tem que ser ligeiro
E ele tem que estar disposto a lutar
Eu preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até a luz do da manhã
Ele tem que ser o certo
E isso deve ser logo
E ele tem que ser maior que a vida
Maior que a vida

Algum lugar após a meia-noite
Em minha fantasia mais selvagem
Algum lugar pouco além do meu alcance
Existe alguém voltando por mim
Correndo no trovão e erguendo-se com o calor
Será preciso um Super-homem para me arrebatar

Preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até o fim da noite
Ele tem que ser forte
E ele tem que ser ligeiro
E ele tem que estar disposto a lutar
Eu preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até a luz do da manhã
Ele tem que ser o certo
E isso deve ser logo
E ele tem que ser maior que a vida
Preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até o fim da noite

No alto onde as montanhas encontram os céus
Onde o relâmpago divide o mar
Eu juraria que existe alguém em algum lugar me observando
Através do vento e do frio e da chuva
E da tempestade e da inundação
Eu posso sentir sua aproximação como fogo em meu sangue
(Como fogo em meu sangue, como fogo em meu sangue)
(Como fogo em meu sangue, como fogo em meu sangue)

Preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até o fim da noite
Ele tem que ser forte
E ele tem que ser ligeiro
E ele tem que estar disposto a lutar
Eu preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até a luz do da manhã
Ele tem que ser o certo
E isso deve ser logo
E ele tem que ser maior que a vida
Preciso de um herói
Tenho esperado por um herói até o fim da noite

Pensamento sobre a música

Essa música pode ser pensada de uma mulher solteira em busca do seu marido. Porém vemos que a busca é um amor platônico dificilmente que será alcançado. Logo no começo ela se questiona onde estão os homens bons, porém aparentemente está buscando nos lugares errados. Chega a compará-los com deuses. O que podemos entender que devia buscar um homem santo muito próximo de Deus.

Na segunda estrofe ela pede que ele seja maior que a vida, ou seja, que sobreviva ou ressuscite após a morte, que novamente nos leva a entender que deveria ser um santo.

Na quinta estrofe, antes da última do refrão, ela diz que se sente observada por alguém, é como se fosse um desejo, mas isso é característica de vaidade em querer que esse santo a observe e não outra mulher. Porém podemos ver que é o que a maioria das mulheres deveriam buscar um homem santo para formar uma família e deixar de lado a beleza estigmatizada pela mídia.

Ouça essa música gratuitamente no YouTube.