domingo, 27 de julho de 2014

Verbo

VII
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor dos
passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.


O livro das ignorãças. Manoel de Barros.

sábado, 26 de abril de 2014

A Consciência Coletiva

Visão social, sexualidade e agressividade são, sobretudo, dominadas por componentes visuais. É por isso que olhar fixamente é um comportamento tão severamente controlado por códigos e regras precisas.

MESMO A MELHOR E MAIS ÚTIL TECNOLOGIA DO MUNDO NÃO PODE IMPOR-SE A UM PÚBLICO NÃO PREPARADO. Pode não haver espaço para ela nossa psicologia coletiva.

Esta consciência coletiva é o tipo de informação que as pessoas querem.

Descartes dizia que o bom senso é muito bem distribuído, onde todos acreditam ser tão bem providos. A consciência coletiva acredita ter bom senso. E Kerkhove afirma que é por isso que a maior parte das culturas humanas criou o objeto de visão livre (artes) e indivíduos de visão livre (padres, atores, filósofos e figuras públicas).


Perspectiva do mundo e sua representação matemática

Ver as coisas em perspectiva significa colocar tudo no seu lugar, com as proporções certas para a mente humana, a sua mente. Cada um tem seu jeito de pensar, de colocar as proporções das coisas na sua mente. Estas proporções estão ligadas diretamente com a racionalidade. A palavra racionalidade vem do latim ratio, que implica um sentido de proporcionalidade. Se virmos desta forma, teremos vários contextos diferentes, pois as pessoas vivenciam as coisas diferentes uma das outras. São vários contextos, várias visões, vários mundos. Colocamos cada um no seu lugar, como se tivesse montando uma matriz. Qual seria a relação de adjacência entre cada um? E o que dizer daqueles que vivem completamente fora do que a consciência coletiva define como realidade? Seria outras dimensões (matriz)? Suponhamos que sim. Logo não vivemos num mundo de apenas três dimensões. As tridimensionalidade está restrita aos nossos sentidos como visão e tato.
Digamos que existam conexões entre os elementos da matriz e que cada perspectiva de mundo, essas dimensões de cada um, seja a consciência da pessoa. Se existe uma relação de adjacência entre os elementos (pessoas). Se existe alguma adjacência entre os elementos existe uma forma de comunicação entre essas perspectivas. E essa forma de comunicação não é apenas através do alfabeto, pode ser que exista uma forma de comunicação além dos sentidos, um encontro de almas.

Essas conexões são as rédeas da consciência coletiva. Daí que os anúncios publicitários nos locais de maior audiência transmitem os pensamentos em  massa, a consciência coletiva. Também as novelas, filmes, etc. Depois de lançando a ideia geral em um meio de comunicação em massa, faz uma forma de Tratamento Ludovico em várias pessoas.

É assim também que se matam pessoas indiretamente. Ou acham que  o cara que atira no final é o único assassino?

Quem vencerá no final? O mal ou o bem?

Gabriel Chalita diz no prefácio do livro Ágape do Pe. Marcelo: o mal não pode vencer o bem. Se as atrocidades nos incomodam, se a banalização da violência nos assusta, é preciso ir além. Além do que nossos olhos podem ver, além do que os nossos sentidos podem captar. É preciso ir além e chegar ao recôndito do nosso coração, onde só a linguagem da alma, dos sentimentos, da simplicidade da fé é capaz de alcançar.

No Banquete de Platão diz que amor é a falta de algo, algo que não temos. As pessoas não estarão satisfeitas se não encontrarem Deus, se não virem o Deus Vivo.

Desde pequeno eu só queria lidar com as coisas sobre as quais me sentia seguro, e como todos os pensadores passei logo a desconfiar do que só podia ser visto ou tocado. A maioria acredita que chão, teto, o corpo de cada um, o sol etc. são as coisas mais indiscutíveis do mundo, mas logo depois de entrar para a escola eu vi que tudo era menos confiável do que números. Tome a espécie mais simples de número, um número de telefone, 339-6286, por exemplo. Existe fora de nós porque podemos encontrá-lo numa caderneta, mas podemos carregá-los em nossas cabeças precisamente como é, pois o número e nossa ideia dele são idênticos. Comparado a este número de telefone, nosso amigo mais íntimo é instável e traiçoeiro. Ele certamente existe fora de nós, e como nos lembramos dele, ele também existe, de uma maneira tênue, em nossas cabeças, mas a experiência mostra que nossa ideia do homem só é vagamente como ele. Não importa o quanto o conheçamos bem, o quanto o encontremos frequentemente, quão conservadores sejam seus hábitos, ele irá insultar constantemente a ideia que fazemos dele ao usar roupas novas, mudar de ideia, ficar mais velho ou doente, ou até mesmo morrer. Além do mais, minha ideia de homem nunca é a mesma que a dos outros. A maioria das disputas vem de ideias conflitantes sobre o caráter de um homem, mas ninguém briga sobre seu número de telefone, e se nos satisfizéssemos em descrever uns aos outros numericamente, dando a altura, o peso, data de nascimento, tamanho da família, endereço residencial, endereço do trabalho e (mais informativo do que tudo) a renda anual, veríamos que sob a dissonância de opiniões não dissonância sobre as realidades essenciais.
Lanark - Alasdair Gray

 

Ana - Ceifadora :-)

Bibliografia
A pele da Cultura, Kerkhove
Ágape, Pe Marcelo Rossi
Lanark, Alasdair Gray
Descartes (Coleção: Os pensadores)

Publicação atualizada em 16/06/2024

domingo, 23 de março de 2014

Morrer com Deus

Deus você fez de tudo por mim.
Me protegeu das sombras da ignorância.
Você sempre me segura quando estou a cair
e faz meus sonhos persecutórios irem embora.
Ouve quando estou a chamar.

Meu sangue está envenenado
pelos meus pecados e
minha alma está doendo.
Uma vez você me machucou
e não consigo esquecer a dor?
Foi minha concupiscência!

Minha concupiscência!
São como lâminas dentro de minha alma.
E eu tentei te esquecer.
Eu tentei te amar.
Mas sempre te machuco.
Sempre peco.

Eu tenho medo de tocá-lo.
E vejo sua mãe chorar.
Eu queria morrer para estar com o Senhor.
Mas nem isso mereço.
Me dê forças para continuar minha missão.

Adaptado da música Die with you - Blutengel

Indulgência Plenária em 2014

O Papa Francisco, concedeu a indulgência plenária aos fiéis que realizarem uma visita aos Santuários de Schoenstatt no vasto mundo no período de 18/10/2013 a 26/10/2014, ou participarem das celebrações do centenário da Aliança de Amor em Roma em outubro de 2014.

O que é indulgência plenária?
Todos os pecados cometidos tem a chamada "pena temporal", ou seja, mesmo confessados ainda possuem um pena que deve ser purificada. Esta purificação poderá acontecer durante a vida, com sofrimentos e provações ou após a morte, no estado chamado purgatório.
A indulgência plenária redime perante Deus a "pena temporal" assim, o fiel é liberado desta purificação.

Por quanto tempo vale a indulgência plenária?
A indulgência plenária recebida é válida para apagar as penas temporais dos pecados já cometidos até o momento.

Quantas vezes é possível receber a indulgência plenária?
A indulgência plenária pode ser recebida uma vez por dia.

Como recebê-la no Santuário de Schoenstatt?
1. Rezar o Credo, Pai Nosso e Glória ao Pai nas intenções do Papa Francisco.
2. Participar das celebrações do Centenário da Aliança de Amor no Santuário Original ou em um dos Santuários de Schoenstatt no mundo.
3 Participar das celebrações do Centenário da Aliança de Amor em Roma entre os dias 23 a 26 de outubro de 2014.

Para os Santuários o mundo inteiro vale como determinação que cada dia do Ano Jubilar é um dia de festa. Por isso em cada dia deste período determinado se pode receber a indulgência plenária após fazer um momento de oração e meditação, invocando o título de Mãe, Rainha e Vencedeora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Isto vale para os Santuários que são oficialmente reconhecidos pelas respectivas Presidências Nacionais ou pela Presidência Geral. Aqui não entra em questão os Santuários-lares ou Santuários Peregrinos (ou imagens da Mãe Peregrina).

Mais informações
  • A indulgência é a remissão, perante a Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada (pelo sacramento da penitência). CIC 1471
  • Qualquer fiel (em estado de graça) pode lucrar indulgências para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio. Cód. DR, Cap IV, Cân. 993
  • Condições para recebê-la: renunciar a todo pecado, também aos pecados leves, confissão sacramental e comunhão eucarística, orações nas intenções do Santo Padre.
  • A indulgência plenária só pode ser adquirida uma vez ao dia.
  • Recebendo o sacramento da penitência uma vez pode-se lucrar, mais vezes, a indulgência. A comunhão eucarística e a oração na intenção do Santo Padre (no mínimo um Pai Nosso e uma Ave Maria) deveriam, se possível, serem cumpridas no mesmo dia em que se pretende lucrar a indulgência, ou realizar-se no tempo estabelecido de 20 dias.
Santuários de Schoenstatt no Brasil

Atibaia/SP - 11 4414-4200
Rod. D. Pedro I, Km 78, Jd. Brogotá

Araraquara/SP - 16 3335-3899
Av Antonio Bento Chiossi, 36, Jd Botânico

Brasília/DF - 61 3302-2103

Cornélio Procópio/PR 43 3523-8593
Rua Pe Kentenich s/n

Confins/MG - 31 3686-0245
Rua Nazires Queiroz Lara, 230

Curitiba/PR - 41 3279-1391
Rua Pe José Kentenich, 550 - Campo Comprido

Guarapuava/PR - 42 3623-6121
Br 170, km 6 - Trevo Pinhão

Jacarezinho/PR - 43 3527-1133
Vila 7, Estrada do IBC

Londrina/PR 43 3372-5400/3322-2986
Av São Paulo, 651, Centro

Poços de Caldas/MG 35 3713-5592
Estrada Vicinal Pe Kentenich, Km 4

Rio de Janeiro/RJ 21 2442-1072
Estada dos Bandeirantes, 13833 - Vargem Pequena

São Paulo/SP 11 5571-5625
Rua Dr. Diogo de Faria, 251, V. Mariana

São Paulo/SP 3943-0575
Rua Mar Alto, 20 - Jaraguá

Frederico Westphalen/RS 55 3744-1986
Rua Antonio Boscardin, 617, Bairro Centro

Garanhuns / PE 87 3761-4638
Rua Daniel Jorge Rodrigues, 604, Bairro Hiriópolis

Olinda/PE 81 3222-3476
Monte Mirante B Ouro Preto

Porto Alegre/RS 51 247-1812
Rua Carajá, 233, Bairro Assunção

Salvador/BA 71 3272-7452
Estrada do Curralinho s/n Stiep

Santo Ângelo/RS
Km 1, Estrada do Buriti, Santo Ângelo

Santa Cruz do Sul/RS 51 3711-9331
BR 471 km 53

Santa Maria/RS Itaara - 55 3221-9500
Itaara - Centro Tabor

Santa Maria/RS 55 3222-8188
Rua N. Sra. das Dores, 849